Saúde
ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA II JULIA MARIA DA SILVA COSTA – PSF 02
As Unidades de Saúde da Família (USFs) buscam obedecer aos princípios e diretrizes estabelecidos pelo SUS (universalização, equidade, integralidade, descentralização, hierarquização, participação popular), estando inseridas no primeiro nível de atenção e serviços, visando uma atenção integral aos sujeitos e suas famílias, de forma gratuita e organizada, analisando o ambiente em que vive e assim promovendo qualidade de vida à comunidade.
Essa proximidade facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive. As visitas domiciliares, por exemplo, possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar e dos casos de morbidade (levantando os problemas de saúde existentes) como também a análise das condições higiênico-sanitárias e ambientais em que o mesmo encontra-se inserido. Isso permite um vínculo entre as unidades (representadas por suas equipes) e as famílias, com a transferência de informações sobre os serviços disponíveis, os cadastramentos e os locais de atuação.
ATIVIDADES BÁSICAS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMILIA
As atividades deverão ser desenvolvidas de forma dinâmica, com avaliação permanente através do acompanhamento dos indicadores de saúde de cada área de atuação. Assim, as equipes de Saúde da Família devem estar preparadas para:
• Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, com ênfase nas suas características sociais, demográficas e epidemiológicas;
• Identificar os problemas de saúde prevalentes e situações de risco aos quais a população está exposta;
• Elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para o enfrentamento dos determinantes do processo saúde/doença;
• Prestar assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada à demanda organizada ou espontânea, com ênfase nas ações de promoção à saúde;
• Resolver, através da adequada utilização do sistema de referência e contra-referência, os principais problemas detectados, garantindo continuidade dos tratamentos;
• Desenvolver processos educativos para a saúde, voltados à melhoria do autocuidado dos indivíduos;
• Promover ações intersetoriais para o enfrentamento dos problemas identificados;
• Discutir, de forma permanente, junto à equipe e à comunidade, o conceito de cidadania, enfatizando os direitos de saúde e as bases legais que os legitimam;
• Incentivar a formação e/ou participação ativa nos conselhos locais de saúde e no Conselho Municipal de Saúde.
Principais Etapas do Serviço
SERVIÇOS PRESTADOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMILIA
• Acolhimento e Atendimento de urgência;
• Atendimento Médico;
• Atendimento de Enfermagem;
• Atendimento Odontológico;
• Assistência ao pré-natal e pós-parto;
• Atendimento em pediatria e puericultura;
• Realização de Imunização (vacinas);
• Realização do Teste de Guthrie (Teste do Pezinho);
• Atendimento e acompanhamento de pacientes hipertensos;
• Atendimento e acompanhamento de pacientes diabéticos;
• Atendimento e acompanhamento de pacientes portadores de Tuberculose;
• Atendimento e acompanhamento de pacientes portadores de Hanseníase;
• Atendimento e acompanhamento de pacientes de Saúde Mental;
• Administração de medicamentos;
• Nebulização;
• Curativos na unidade de saúde e domiciliar;
• Drenagem de abcessos;
• Retirada de corpos estranhos;
• Suturas;
• Remoção de cera do canal auditivo;
• Sondagem vesical;
• Teste de glicemia capilar;
• Aferição de pressão arterial;
• Exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero;
• Acompanhamento dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil ( antigo Bolsa Família);
• Ações do Programa Saúde na Escola, incluindo Enfermagem, Médico e Odontólogo;
• Planejamento reprodutivo com a dispensação de preservativos e demais métodos de contracepção oral e injetável, sendo feita a administração se necessário;
• Visita domiciliar;
• Grupos de Educação em saúde;
• Atualização de receitas médicas;
• Planejamento familiar, com a emissão de processo para laqueadura, inserção de DIU e vasectomia.
Taxas
Não há taxas.
Formas de Prestação do Serviço
ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA II JULIA MARIA DA SILVA COSTA – PSF 02
Área de Cobertura: Centro e Bairro Beira Rio.
Responsável: Enfermeira Krislainy Angelica Rocha - COREN MT 540146
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 horas.
Horário Atendimento Médico: Diariamente em período Integral.
Horário de Atendimento Enfermagem: Diariamente em horário Integral.
Endereço: Rua Campo Sales s/n, Bairro Beira Rio
Telefone: 3412-1062.